domingo, 22 de maio de 2016

Porque adotar um gato adulto?



 Infelizmente são muitos os gatos adultos que esperam ansiosamente por uma nova oportunidade de sentir que pertence a um Lar.
Todos sabemos que o abandono é um flagelo ao qual as campanhas de sensibilização e os alertas não conseguem colocar um fim. Por motivos diversos e incompreensíveis, donos irresponsáveis e que, sem dúvida, nunca foram capazes de amar o seu animal de estimação (afinal, se sentissem algum amor, ainda que pouco, certamente nunca cometeriam o ato ignóbil de abandona-lo), descartam-se com enorme facilidade do seu gato (ou cão), afastando-se alguns quilômetros de casa, abrindo a porta do carro e dizendo “até nunca mais”. E por incrível que pareça, muitas vezes vão em seguida tirar férias, descansados e sem o mínimo remorso ou peso na consciência.
Não se lembram que deixaram entregue à sua (má) sorte umvivo, e que por ter sido animal de casa, tem muito menos possibilidades de se defender dos inúmeros perigos que a vida na rua representa do que aqueles que nasceram na rua e nunca tiveram um lar.
Por vezes estes gatos têm uma sorte (relativa) e são recolhidos por amigos dos animais, voluntários ou não de associações protetoras, que os recuperam, tratam quando doentes e se esforçam desesperadamente por encontrar um lar que os adote. Mas esta solução não pode deixar de ser provisória: não é justo para o animal ser obrigado a passar o resto da vida fechado dentro de um espaço limitado.
É particularmente doloroso ver animais que tiveram um lar, que foram habituados a ter alimentação e abrigo, ficarem privados, muitas vezes até a morte, do conforto (físico e psicológico) a que foram habituados.
Muitas pessoas não adotam um gato adulto porque têm alguns receios, ou até mesmo a falta de informações as leva a condicionar que não têm condições para isso. São alguns desses medos e preconceitos que procuramos abordar neste artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário