segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

6 razões por que gatos pretos são pets ideais

Você sem dúvida já ouviu alguém dizer que gato preto dá azar. Será que um animal indefeso, sem maldades, sem pensamentos ruins, pode de fato trazer má sorte? Vamos contar pra você dá onde vem a lenda de que gato preto dá azar.

Por que dizem que gato preto dá azar?
 
Segundo a lenda, havia um feiticeiro que era amante da mulher de um cliente. Numa noite, ele resolveu matar essa mulher. Mas, um belo dia o feiticeiro e o assassino apareceram mortos, sendo que o assassino foi morto com um arranhão de gato no pescoço e que na cena do crime estaria um gato. Então, um rapaz acha esse gato e conta pra sua mãe que o gato tinha conversado com ele, e o garoto convence sua mãe de ficarem com o bichano.
Só que depois disso começam a acontecer várias coisas. A mãe do garoto leva um dia um homem pra casa e o gato não gosta nada dele, arranhando-o e mordendo-o no pescoço. A vítima desmaia e a mãe do menino pega um crucifixo pra tentar exorcizar o feiticeiro pra fora do gato.
A lenda conta que a alma do feiticeiro saiu do gato e ficou vagando até encontrar um outro gato para se hospedar. Essa é uma das histórias, mas tem algumas outras versões pra explicar a crença de que gato preto dá azar.

Na Idade Média os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em animais. Isso gerou a crença de que cruzar com um gato preto na rua traz má sorte. Desde então, o gato preto ficou associado à bruxaria, às trevas, à magia negra e ao diabo.

Outra curiosidade: no século XV, o Papa Inocêncio VII colocou os gatos em uma lista de seres hereges pela Inquisição. Os gatos eram relacionados aos maus espíritos.
 
 Gato preto dá sorte
Na contramão de tanta crença de que gato preto dá azar, também há uma crença de que gato preto traga sorte. O Rei Charles I, da Inglaterra, tinha um gato preto e acreditava verdadeiramente que sua sorte estava ligada ao gato. Ele colocou inclusive guardas vigiando seu gato de dia e de noite para que nada acontecesse com o animal. Porém, o gato acabou morrendo e logo depois disso, o Rei Charles foi preso e executado.
 
 A verdade sobre o gato preto
gato preto 
Os gatos pretos são como qualquer outro felino. São fofos, dóceis, independentes e brincalhões. Os gatos pretos são os gatos mais adaptáveis, afinal, eles sobreviveram a séculos de rejeição da 
sociedade e isso não foi tarefa fácil. Até hoje os gatos pretos sofrem grande preconceito por parte das pessoas mais ignorantes, que acreditam em crenças populares. Ora, é apenas um gato normal! Se você resolve ter um gato preto, você tem que saber que vai estar salvando uma vida e também que terá que lidar com algumas visitas preconceituosas. Algumas ONGs e protetores de animais alertam sempre que vai acontecer uma Sexta-feira 13, pois infelizmente alguns adeptos de algumas religiões – como candomblé, sacrificam esses animais nessa data. Por isso, se você tem gatinhos pra doar, jamais doe um gato preto próximo a essa data.  

Vantagens do gato preto

São lindos e charmosos;
– São enigmáticos;
– Tem muita personalidade e mais ainda o seu dono;
– São carinhosos e brincalhões como os outros gatos;
– Eles tem menos chances de serem adotados (que tal fazer uma boa ação?);
– Os pelos são curtos e fáceis de cuidar.

Cuidados com o gato preto
 O único cuidado especial que você deve ter é protegê-lo. Se você mora em casa, não deixe-o solto no jardim. Alguém pode passar e roubar pra fazer rituais de magia negra ou então envenená-lo de propósito por achar que fazem mal à sociedade. Mantenha seu gato preto seguro.

A cor do pelo, apesar de não definir a personalidade do gato, pode ter relação com algumas características comportamentais do animal.  No caso dos gatos pretos, esses felinos são mais amigáveis e sociáveis do que gatos de outras cores, de acordo com a especialista em animais e autora Temple Grandin.

Gatos pretos tendem a viver melhor em grupos.  Similarmente, eles são mais pacíficos, o que os fazem candidatos ideais para convivência em ambientes urbanos.  Vale notar que, além dessas características, a personalidade de cada indivíduo determina o grau de sociabilidade e o seu nível de agressividade.
Em seu livro, Os Animais nos Fazem Humanos, a Temple Grandin explica que algumas características que diferenciam os gatos pretos de gatos de outras cores, mostrando que a evolução fez desses gatos seres pacíficos para eles se proliferarem.  Os motivos abaixo confirmam que os gatos pretos são animais carinhosos que merecem o grande amor que os donos sentem por seus gatos.

1. Gatos pretos são mais amigáveis do que gatos de outras cores

Seja com outros gatos ou pessoas, os gatos pretos são mais amigáveis e vivem bem em grupos.  Mesmo sendo mais simpáticos do que os gatos de outras cores, os gatos pretos são vistos pelas pessoas como anti-sociais, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na California.  Tais percepções podem contribuir às estatísticas que apontam gatos pretos como sendo os menos adotados e mais sacrificados nos Estados Unidos.
Porém, vale notar que os gatinhos pretos são extremamente amáveis e, como outros gatos, se espelham na rotina e comportamento dos seus donos.

2. Eles lidam melhor com ambientes populosos

No seu livro, a Temple Grandin menciona que os gatos pretos lidam melhor com ambientes populosos.  Seja em uma cidade movimentada ou em uma casa com diversos animais, os gatos pretos tendem a se adaptar a esses ambientes melhor do que os gatos de outras cores.
Por onde eles vão, os gatos pretos deixam um legado.  No antigo Egito, eles eram adorados e ter um gato preto em casa era considerado um símbolo da sorte.  Hoje no Japão, esses animais também são considerados sortudos.
Por mais que os gatos pretos lidem bem com outros animais e pessoas, é sempre interessante oferecer um lugar seguro para eles ficarem.  Colocar uma cama como essa em um lugar escondido ou elevado como em cima de um móvel, por exemplo, permite o gato a observar o que está acontecendo ao seu redor sem ser visto, o que pode ajudá-lo a se sentir seguro e protegido.

3. Eles são mais inclinados a viver em comunidade do que os outros gatos

Naturalmente, os gatos pretos são mais inclinados a viver em comunidade do que gatos de outras cores.  Eles são mais tranquilos do que os outros gatos e isso os fazem animais ideais para terem em casa.  Para donos que recebem bastante visitas, o gato preto pode ser a opção desejada entre as outras cores de gatos, por conta dessas características.
Ter vários em gatos em casa tende a trazer muita alegria para os donos.  Afinal, dois gatos não necessariamente dão mais trabalho do que um só mas normalmente trazem mais do que o dobro da alegria.  Porém, nessas horas, o cheiro das fezes dos gatos pode ser um problema.  Por isso, o ideal é oferecer pelo menos uma caixa sanitária por animal e limpar as caixas com bastante frequência.  Areias sanitárias como essa que é feita de fibras vegetais e pode ser descartada no vaso sanitário, podem ajudar a manter as caixas sempre limpa e a casa sem mal odor.

4. Eles ficam menos assustados do que gatos amarelos

A Sra. Grandin também menciona outros estudos que mostram que os gatos laranjas são naturalmente mais reativos do que os pretos.  Isso por que os gatos laranjas sentem mais medo e esse medo, por consequência, pode gerar a reatividade.
Os genes que causam os gatos amarelos a serem mais tímidos e medrosos é herdado.  Sendo assim, mesmo reduzindo o medo nesses gatos, é difícil eliminar por total a sua timidez.  Pelo fato dos gatos pretos não terem esse mesmo nível de timidez, eles são naturalmente mais amigáveis com outros animais e pessoas.

5. Apesar de ter um gene recessivo, os gatos pretos se proliferam

O pelo preto é um gene recessivo.  Porém, mesmo com esse gene, os gatos pretos se proliferam.  Um dos motivos é que o gene de pelo preto também carrega uma vantagem importante para esses gatos.  De acordo com o Sr. Stephen J. O’Brien, do Projeto de Genoma Felino, é possível que a mutação que gera pelo preto também crie uma imunidade contra virus na família de HIV felina.
O gene, que também deixa os gatos pretos mais pacíficos, pode ser responsável pela sua habilidade de acasalar com outras fêmeas.  Enquanto os gatos mais agressivos, como os gatos amarelos, gastam seu tempo brigando com outros gatos para serem os primeiros a acasalarem com as fêmeas, os gatos pretos aguardam pacientemente à sua vez.  Com essa estratégia, eles não se machucam tanto em brigas e continuam a proliferação de filhotes com pelo preto.