segunda-feira, 23 de maio de 2016

Adaptação dos Gatos


1. ADAPTAÇÃO DE UM GATO ADULTO EM UMA NOVA CASA.

Existe certo preconceito quanto a adoção de animais adultos, a maioria das pessoas querem filhotinhos, é compreensível… afinal filhotes são tão fofinhos. Para nós protetores  aí é que está o problema, muitos adotam ou compram por impulso,  porque filhotes são fofinhos e pequeninos, impossível não achar lindo, porém, esta fase da infância passa logo e o que permanece é a vida de um animalzinho que poderá viver mais de 15 anos. Logo as gatinhas entram no cio (já tivemos casos com gatinhas de 3 a 4 meses entrando no cio) e se não forem castradas começam a procriar e muito rapidamente por sinal. Se todos que adotassem filhotinhos fossem responsáveis e conscientes, não teríamos milhares de animais abandonados, os abrigos existentes não estariam lotados. A maioria dos  resgates feitos por protetores são de mães com filhotes, ninhadas de  filhotes abandonados, gatos machos não castrados, gatos quebrados ou perdidos por quedas de apartamentos sem tela, ou seja, animais que sofrem por pura irresponsabilidade de quem deveria cuidar deles.

Bem,  vamos ao que importa, percebemos que muitos até gostariam de adotar mas têm dúvidas em como fazer para um gato crescido “se acostumar  na casa”. Só alguns cuidados e paciência são necessários e o seu novo companheiro não só ficará na sua casa como será  bem caseiro, observamos que gatos que foram abandonados e já moraram na rua, não são tão rueiros.

Temos inúmeros casos de adoções felizes de animais maiores e adultos, o esquema de adaptação descrito abaixo funciona muito bem. nós  sabemos exatamente quais são os gatos aventureiros e rueiros, estes são encaminhados para apartamentos, para casas encaminhamos somente gatos mais caseiros.

Se você mora em uma casa e levar um gato adulto para lá e soltar, pode ter certeza que ele irá sair e não saberá voltar, tentará voltar para o local antigo  seguro e conhecido, pois não teve tempo para se acostumar com o local novo, com os cheiros novos e conhecer e confiar nas pessoas novas, e além do mais, gato é curioso e naturalmente assustado, ele precisa conhecer cada canto do local para se sentir seguro e saber onde irá se esconder em caso de perigo.

Então,  ele precisa de um tempo para se acostumar, para gravar os cheiros e sentir confiança nas pessoasPrecisamos dar este tempo a ele.

O gatinho chegou na sua casa! E agora?

O ideal é separar um cômodo da casa só para ele, pode ser um quartinho, um banheiro etc, coloque a caixa de areia, comida, água e cama,  e um lugar fechado para ele se esconder, se tiver um armário é ótimo, pois é para lá que ele vai,  se tiver uma  cama ou sofá ele irá para baixo com certeza. Mantenha as janelas bem fechadas, cuidar com as basculantes, gatos quando se sentem ameaçados e inseguros, ficam tão pavorados que  abrem janelas e fogem. Deixe o gatinho neste cômodo no primeiro dia, as pessoas podem passar um tempo com ele, para que ele vá se acostumando com todos, a partir  do segundo dia quando fechar TODA  casa à noite, pode deixar a porta do local aonde ele está aberta, para que comece a circular e  vá se  acostumando com tudo.
Faça isso por uma semana ou mais, quando sentir que ele já está bem adaptado dentro de casa, é hora de começar a apresentar o quintal se você não telar as janelas.
Quando liberar o quintal, sugerimos usar uma coleira nos animais menos assustados, caminhe com ele por todo o quintal, deixe ele à vontade, cheirando tudo e deixe que ele leve  o tempo que quiser, faça isto por umas duas semanas. Enfim quando liberar a coleira fique sempre de olho no gato, acompanhe, os tutores precisam saber onde seus animais estão.
Os gatos são metódicos, temos que impor uma rotina a eles e logo eles irão procurar seguir esta rotina. Nós sempre recomendamos que ao anoitecer, tipo 19.00 h ou antes  eles sejam colocados dentro de casa, não deixe mais seu gato sair após anoitecer e se sair fique de olho. Até os gatos mais medrosos e assustados ficam corajosos e aventureiros à noite.
Também observamos que os casos de atropelamento, envenenamento, espancamento, entre outros, acontecem à noite, então, gato dentro de casa à noite é gato seguro.
Nós somos os humanos e temos o dever de cuidar e zelar por eles, eles não sabem que existem pessoas que espancam,  colocam veneno,etc,  eles são gatos

2.   ADAPTAÇÃO DE UM GATO NOVO EM UMA CASA ONDE JÁ TEM UM GATO.
Quando levamos um gatinho novo para nossa casa, queremos que o novo com os outros gatos sejam amigos, mas para que isso aconteça  é necessário paciência e alguns cuidados. O gato da casa dificilmente irá aceitar o novo sem ficar bravo e resmungar, é normal, não force a convivência, se quiser que sejam amigos siga as orientações abaixo, nós já testamos e sempre deu certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário