domingo, 10 de janeiro de 2016

GATOS QUE ROUBAM COMIDAS


Se o teu animal de estimação aproveita qualquer descuido para roubar comida certamente que procuras uma solução porque sabemos que é um problema muito incômodo. E para  além disso é um costume bastante estendido, pelo que no seguinte artigo falaremos desta problemática e tentaremos encontrar uma solução útil.
Primeiro temos de dize que o problema não é ó porque roubam comida que encontram na cozinha ou pela casa, mas sim que muitos dos gatos sobem a mesa enquanto comemos e tentam levar alimentos. Este problema é ainda mais incomodativo porque nos provoca ansiedade. O que fazer nestas situações? Vamos a isso.
A primeira coisa que temos que entender é o porquê do seu comportamento, o que nos ajudará a encontrar uma solução. Muitos dizem que o gato vos rouba a comida ainda que o seu prato esteja cheio, pelo que analisaremos se é um problema da comida.
Lembra-te que a comida dos gatos deve servir-se no momento que vão comê-la porque são animais muito sibaritas aos que geralmente não gostam da comida amolecida, coisa que ocorre com os alimentos que passam muito tempo fora. Assim que coloca apenas a comida que deva comer no prato.
Também podemos pensar que a comida humana gostam mais do que a própria, mas realmente não é assim. A comida para gatos é um autêntico manjar para eles, sempre que encontramos a marca ou a variedade que gostem. Se o gato gosta da comida que colocarmos o notarás logo, mas não sendo assim, não se alimentará e vai recorrer a alternativas.
Por último outro possível motivo é o hábito que tenhamos criado no animal. É muito frequente ver donos de gatos dando-lhes restos de comida ou inclusive dando-lhes a provar comida quando se aproximam da mesa. Este hábito faz com que o animal veja como algo natural o gesto de comer a mesma comida que vocês, pelo que logo não entenderá porque é que não o pode fazer.
E agora vem a resposta à pergunta que estavam a fazer: como resolvemos estes roubos de comida? A resposta genérica é a de criar um hábito novo no animal para que deixe de comê-la.
Se a comida que comer for a que encontra por casa, tem à mão sempre o pulverizador de água e quando veres que se aproxime perigosamente dos alimentos dar-lhe um bom jacto de água sem que saiba que és tu. Este gesto inesperado não é do seu agrado e pouco a pouco entenderão que algo não está bem no seu comportamento.
Para os gatos que sobem à mesa a solução é parecida, ainda que não o feito. Quando subir À mesa o que temos de fazer é dizer-lhe um redondo “não”, agarrar no animal e metê-lo fora da sala de jantar sem deixar entrar durante o resto da refeição. Pouco a pouco o instinto do gato fará o resto.
Ainda que as duas soluções pareçam fáceis não dizemos que na prática sejam rápidas, já que vos levará algum tempo. O ideal é não ter que chegar ao momento de ter de mudar estes hábitos, e para isso o melhor é evitar os comportamentos que falávamos no início quando os gatos são pequeninos. Nisto como em muitas coisas, o importante é incutir os hábitos logo desde gatinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário