domingo, 10 de janeiro de 2016

As cores dos gatos

Hoje vamos falar das cores dos gatinhos vira-latas, porque de outras raças tem outras cores igualmente lindas.
O gatinho cinza, dentre os vira-latinhas é o mais raro. Acho lindo, chique e queria muito um para mim.
Antigamente acredidava-se que o chinchilla e o shaded silver eram apenas variedades extremas do silver agouti. Agora muitos acreditam que existe um gene especial que é responsável por essas variações de cores (polygenes também estão presentes). Imagina-se que esse gene causaria o alargamento das bandas claras nos pêlos agouti, que afetaria todo o pêlo, com excessão das partes extremas, clareando-o. Mesmo os pêlos coloridos agouti ficariam mais claros. O gene não impacta gatos non-agouti. Ele é chamado de Wb (widening of band= alargamento da banda) e é de dominancia incompleta. WbWb daria o shaded silver ou shaded golden e wbwb daria uma pelagem agouti normal. Gatos com o genotipo A- WbWb parecem ser também alterados. [*]
Num recém nescido shaded alterado é comum vermos sinais de tabby/mackerel/spotted. Os filhotes ficariam claros por um longo tempo antes de obterem sua coloração final.
O amarelo nos gatos é uma característica proveniente do gen ligado ao sexo, o X.
Existem vários tons de amarelo, podendo ir do bem claro ao laranja escuro, quase vermelho.O macho só precisa ter o gen para a cor amarela, no seu único cromossoma X, para ser amarelo. Já na fêmea, se ela for heterozigoto – tiver um X para amarelo e o outro não- poderá ser amarela, tartaruga ou tricolor (preto, branco, amarelo), dependendo do gen dominante. 
Se a fêmea for homozigoto para amarelo – amarelo nos dois X- ela será amarela. É por isso que vemos mais machos na cor amarela do que fêmeas. Estatisticamente, existe 1 fêmea amarela para cada 3 machos amarelos. [*]
Um gato preto ou gato negro, é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado à crenças e superstições. Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais Boeira, ne?
O gene que faz com que o gato seja puramente branco é dominante. Isto inibe o funcionamento normal da coloração célular, logo nenhuma cor é produzida. Um gato completamente branco carrega o os genes para vermelho/preto (red/black), agouti/não-agouti, diluidor/não-diluidor, etc. O gene para o branco é epistático.
Gatos puramente brancos tem frequentemente um sinal colorido na cabeça quando nascem. Ele desaparece quando o gato desenvolve seu pelo de adulto. Este sinal pode revelar qual a cor o gato tem por traz do branco.
Gatos brancos têm olhos amarelos, azuis ou um branco e outro azul (gato de olho impar/ odd-eyed). Não conhecemos como a cor dos olhos neste caso é herdada.
Gatos brancos são frequentemente surdos. Isto é devido a uma mudança degenerativa da cóclea no ouvido interno. A surdez é definitivamente mais comum em gatos brancos de olhos azuis do que nos de olhos amarelos, mas existem gatos bancos de olhos amarelos que são surdos e gatos brancos de olhos azuis que tem audição normal. Gatos podem igualmente ser surdos em apenas um ouvido. Gatos com olho impar (um azul e outro amarelo) são frequentemente surdos de um ouvido e justamente aquele posicionado no mesmo lado do olho azul. [*]
Os gatos tigrados ou rajados gatos tigrados possuem uma linha, semelhante a um risco de caneta, na face, saindo do canto externo dos olhos. Marcas ao redor dos olhos e um M, na testa. Olhando seu pelo de perto, vemos que ele tem bandas em cada fio, alternando bandas claras e escuras. Essas bandas são chamadas agouti. O tigrado, considerado como a cor original dos gatos.
A maioria dos gatos tricolores são fêmeas. Menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica. Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY). Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. “Para uma fêmea ter três cores ela precisa possuir um cromossomo X com o gene amarelo e o outro X com o gene branco dominante”, afirma a bióloga e doutora em genética animal Edislane Barreiros de Souza, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis (SP). No caso do macho, para ele ser tricolor, precisaria ter também dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco), além do cromossomo Y, que o torna do sexo masculino. Isso resultaria numa aberração cromossômica. Quando tal raridade acontece, o gato tricolor (XXY) é estéril. [*]
Gatos estilo frajolinha são muito comuns e variáveis. A mancha branca (ou preta) podem se restringir apenas aos dedos, pés, pernas, nariz, queixo, barriga, peito, até uma grande mancha abrangendo várias partes do corpo ao mesmo tempo.Alguns gatos apresentam apenas a mancha na cabeça e rabo, sendo o restante branco. Muitas vezes são chamados de branco malhados. Mas na verdade eles são tigrados malhados de branco, já que o gen branco esconde o tigrado.As manchas brancas são dominantes com grau variável de apresentação. Os gatos homozigotos para branco, costumam ter mais branco do que os heterozigotos. Mas há outros gens que influenciam isso.O gen para manchas brancas pode criar gatos de olhos azuis, ou apenas com um olho azul. O gen branco é associado à surdez, se este branco atinge as orelhas. A surdez pode ser bilateral e é causada por uma degeneração da Clóclea no ouvido interno, que tem início alguns dias após o nascimento. Nem todo gato branco de olhos azuis é surdo. A surdez não impede o gato de ser um ótimo animal doméstico. Ele apenas não deverá sair, já que não conseguirá ouvir ruídos como motores de carro, buzinas, etc.  [*]
Um gatinho sialata ou com chocolat point é um bebê resultado do cruzamento entre um vira-lata com um siamês. Eles são assim chamados pois têm características muito similares aos siameses.Sempre tem olhinhos azuis e pelos da cor dos siameses, mas , vez por outra, tem uma patinha branca ou manchinha branca na carinha, por exemplo. Os gatos siameses de verdade são como os abaixo:
A cor vermelha/preta está diretamente ligada com o cromossomo X. É um gene co-dominante, que tem a mesma dominancia entre um e o outro (não existe recessivo nem dominante neste caso, um não esconde o outro, como no caso do gene para a cor ponteada – himalaia – e a cor inteira – persa, mas sim existe uma terceira combinação dos dois genes que aqui são as femeas escamas). Sendo assim, a femea tem 2 genes para esta cor, enquanto o macho tem um.Explicando: uma femea vermelha tem 2 genes para o vermelho, o qual chamamos de “O” (vermelha = OO). Enquanto uma fêmea preta tem 2 genes para o preto “o” (preta = oo). Já uma femea escama tem um gene para cada, ou seja, um para o vermelho e um para o preto (escama = Oo). O gene que o macho tem para o vermelho/preto (gene “O” ou “o”) é determinado somente pela mãe. É a cor da mãe que define se o gato será vermelho ou preto. Ele sempre terá a cor dela pois recebe esta cor pelo cromossomo X que ela o passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário