segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Por que gatos ficam amassando alguns lugares? Entenda o "amassar pãozinho"


Se você tem um gato, já o viu afofando (amassando) pessoas ou lugares, não é?

Quando os gatos fazem uma massagem ou um “movimento de ordenha”, como também é conhecida essa forma de afofar, eles querem apenas mostrar que algo de muito especial de sua infância ainda existe neles. Ou seja, quando filhotes, eles estimulavam a saída de leite do peito de suas mães fazendo massagens. Esse movimento de afofar os deixa mais felizes, mesmo na fase adulta, pois eles ficam à vontade quando imitam esse período tão especial da vida de cada gatinho
Existem até gatos adultos que, além de afofar o colo de seus donos, "mamam" em suas roupas.
O movimento de amassar ou afofar é também conhecido como “amassar pãozinho” e nada mais é do que um ato de suavidade. Por mais que possa parecer agressivo, é dessa forma que eles depositam o seu odor pessoal e característico no local em que  se sentem à vontade. Esse local pode ser, inclusive, o colo do seu dono, ainda que, muitas vezes, devido às suas unhas, os bichanos sejam expulsos de seus colos.
Se os gatos pudessem falar, é bem provável que pediriam a seus donos para que não os expulsassem do colo. Tudo porque, quando eles afofam os seres humanos, estão demonstrando todo o afeto e amor que sentem, como se a pessoa fosse a própria mãe deles.
Outra tese de por que gatos ficam amassando/afofando um determinado lugar ou pessoa, de acordo com a mestre em felinos Marilyn Krieger, é que os gatos agem dessa maneira de acordo com a herança deixada por seus antepassados. Os seus parentes selvagens amassavam as folhagens do lugar que eles escolhiam para dormir, aparentemente para deixá-lo mais aconchegante.
Uma última teoria sobre o motivo de os gatos ficarem amassando ou afofando um lugar ou uma pessoa é a de que eles o fazem para aumentar a eliminação de secreções de glândulas que são especializadas dessa região, potencializando, assim, a comunicação de seu olfato.
Seja qual for a causa que leva os bichanos a afofar um determinado lugar, uma coisa não se discute: eles só amassam quando se sentem protegidos, confortáveis e seguros em relação ao ambiente em que se encontram. A intensidade do “amassar” varia muito de acordo com os exemplares, pois alguns são mais delicados com o movimento, enquanto outros já são mais vigorosos.
Quando os gatos afofam o colo de pessoas, como suas garras são expostas durante esse processo, o ideal é que se coloque uma toalha entre o local alvo do movimento e as patas do gato para evitar que o seu colo fique machucado. E essa tática pode ser usada para outros locais também, como no seu sofá, por exemplo, assim você evita que o seu estofado fique danificado.
Durante o amassar ou afofar, muitos deles ronronam e isso acontece devido ao fato de se sentirem relaxados, pois esse som define uma situação de prazer e conforto dos bichanos. Para seus donos, isso é motivo de satisfação, afinal, quem não quer que seus felinos se sintam bem e confortáveis?
Aproveite que o seu gato gosta de receber atenção, brinque bastante com ele e depois ofereça comida. Essa é também uma forma de você demonstrar o quanto se importa com ele e o ama.
O porquê de gatos ficarem amassando/afofando um determinado lugar ou pessoa? É  para transmitir os seus sentimentos. Você pode verificar que eles não o fazem em qualquer lugar ou em qualquer pessoa. Ao massagear um lugar, eles deixam o seu odor, mostrando que tal lugar é o seu território. Enquanto eles afofam o lugar, estão felizes e satisfeitos, pois esses movimentos são, para os gatos, algo caloroso e de muita felicidade, já que representam os momentos em que mamavam, quando filhotes.

O que fazer para o gato parar de amassar pãozinho ?

Leve seu gato ao veterinário para aparar as unhas

Não importa se você chama de “amassar o pão”, “fazer massagem” ou de “tocar piano”, os gatos movimentam as suas patas, alternando-as e expondo ligeiramente as suas garras em um movimento rítmico muito característico de bem-estar e aceitação de aproximação.
Os gatos que são muito amados pelos seus donos se tornam eternos bebês e eles se sentem assim. É possível observar que, antes de dormir em um colo, eles o massageiam antes como se ele fosse uma mãe postiça. Mas, caso você não goste dessa sensação, não o empurre, apenas tire-o cuidadosamente do seu colo e faça carinhos nele, pois, assim, ele não se sentirá “mal”, com falta de amor de sua parte.
Esse comportamento de afofar é típico dos gatos e não pode ser eliminado de uma hora para outra. Se você se incomoda com o fato de suas unhas machucarem, pode levá-los a uma pet shop para que sejam aparadas mensalmente. Mas jamais retire as garras do seu gato, mesmo se feito por veterinários. É uma agressão e desnecessária. 

Agora que você já sabe o porquê de os gatos ficarem amassando/afofando um determinado lugar ou pessoa, aproveite quando ele estiver em seu colo para fazer carinhos nele. Mostre também o quanto você o ama e se importa com ele, diga o quanto ele é importante para você. Isso com certeza fará bem tanto ao bichano quanto a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário