terça-feira, 7 de junho de 2016

Como adaptar seu gato à casa nova

Veja 13 dicas para adaptar seu gato à nova casa sem deixá-lo assustado

É importante planejar essa mudança, já que essas atividades geralmente deixam os gatos estressados. Até mesmo pequenas mudanças no ambiente, como um novo vaso, são vistas com desconfiança. Ao chegarem a um novo lar, sentem-se estranhos e bastante assustados. Que tal facilitar esse processo?

Adapte o gato no início da mudança

Faça com que seu gato fique confortável 

1. Antes que tudo comece a ser transportado, o ideal é que deixe seu gato em um cômodo que esteja com portas e janelas fechadas. De preferência, o local deve possuir a mesma aparência de sempre. Junto ao gato, deixe todos os pertences dele, como caminha, brinquedos, caixinha de areia e potes de ração e água. Isso trará mais conforto e segurança ao animal. 2. Após todos os cômodos serem esvaziados, coloque o pet em sua caixa de transporte e acomode-a em um lugar seguro do carro. O ideal é que faça isso somente no momento em que já estiver saindo, evitando deixar seu gatinho esperando no carro.
Quarto de transição: o porto seguro do seu gato
3. Ao chegar a sua nova casa, lembre-se que os pertences de seu gatinho devem ser instalados antes de qualquer outra coisa. Então, deixe seu gato ainda na caixa de transporte e escolha qual será o ambiente temporário dele.
4. O ideal é que, na chegada e durante os próximos dias, você reserve um pequeno ambiente ao bichano até que ele se sinta confortável e seguro. Depois de alguns dias, ele estará mais ambientado e, somente aí, recomenda-se deixar que ele vá para outros ambientes. Lembre-se sempre de deixar o caminho para o quarto dele livre, de maneira que possa funcionar como seu “porto seguro” caso ele fique com medo de algo. A regra aqui é fazer essa adaptação aos poucos.
5. Faça desse quarto o “castelo” do seu gato, com todos seus pertences: a caminha, os potes de água e ração, os brinquedos, a caixa de areia etc. No futuro, você poderá separar essas coisas, mas é importante que, durante a adaptação, ele tenha acesso a tudo que precisa sem sair do quarto.
6. Alguns profissionais ainda recomendam a aplicação de um difusor com feromônio facial felino, como o FELIWAY® (http://www.feliway.com), também encontrado como "feromônio apaziguador de gatos". Esse produto, encontrado em pet shops, possui uma substância que acalma os felinos. Recomenda-se, também, aplicar um pouco na caixinha do gato – cerca de meia hora antes da viagem – para que ele acostume com o cheiro.
7. Só tire seu gato da caixa de transporte quando o vai e vem de pessoas tiver terminado, pelo menos no quarto dedicado a ele. Nesse momento, uma dica importante é sempre deixar cantos onde ele possa se entocar e ficar escondido. A própria caixa de transporte, em um local mais reservado ou mesmo embaixo da cama, pode servir para esse propósito. Deixe-o lá até que ele se sinta seguro e saia sozinho (não o force).

Adaptando seu gato à nova casa

Espalhe o cheiro de seu gato pela casa Mudar de casa pode ser uma das experiências mais difíceis para o seu gato. Enquanto alguns chegam a um novo lar e já se sentem bem, outros podem passar por um processo de adaptação. Para diminuir esse período, continue seguindo as dicas.8. Não deixe que seu gato saia de casa por, pelo menos, 30 dias. Dessa forma, ele se acostumará mais rapidamente ao novo ambiente.9. Mantenha todas as rotinas possíveis para que ele sinta estabilidade e segurança em seu novo lar. Fornecer pequenas refeições várias vezes ao dia pode ser uma boa pedida. Atitudes que parecem não fazer diferença, podem ajudar muito no processo de adaptação.10. Pegue um pano ou um pé de meia de algodão e passe, calmamente, nas bochechas e na cabeça de seu gato, para que colete o cheiro das glândulas dessas regiões. Em seguida, passe esse tecido em paredes, móveis e portas na altura do gato, para que ele fique familiarizado com o ambiente. epita esse processo até perceber que o próprio gato está se esfregando nos  objetos.11. Inicialmente, caso o novo lar possua um quintal protegido ao qual o gato poderá ter acesso, só permita que ele saia sob sua supervisão. Fique de olho em possíveis pontos de fuga. Caso haja algum, providencie alguma solução, como o uso de mais telas de proteção. 12. Para quem mora em apartamento, existe uma regra não negociável: colocar redes de proteção ou limitadores em TODAS as janelas. Seu gato não tem noção de perigo e são frequentes os casos de gatos que caem de janelas/sacadas de prédio. Por isso, não se arrisque. O ideal é que instale as telas ou limitadores antes da mudança.THINKSTOCK13. Caso tenha mais de um gato e a nova casaproporcione um ambiente menor que a anterior, não deixe de fornecer todos os recursos suficientes para que não haja problemas, como camas, arranhadores, caixas de areia, lugares para escalar, esconderijos e, obviamente, potes de água e comida suficientes para todos. Atenção: se o seu gato fica muito nervoso em determinados tipos de situação, é aconselhável que ele seja hospedado em um hotel apropriado durante o processo de mudança. A intenção é facilitar a vida dele e também a sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário