domingo, 6 de março de 2016

7 motivos para adotar um gato idoso


Ter um gato como um animal de estimação é uma tarefa gostosa, porém exige determinados cuidados e atenção a detalhes. Diferentemente dos outros animais, os felinos possuem necessidades especiais em relação a suacaixa sanitáriacamaalimentaçãobrincadeiras e brinquedos e até mesmo temperamento e instintos.
Embora muitas pessoas achem controverso adotar um animal na melhor idade, pets idosos e, especialmente gatos, podem possuir vantagens e caracterísiticas únicas. Confira na lista abaixo:

1. Gatos idosos já possuem a personalidade moldada

Quando você adota um gato filhote, não tem garantia de como será a personalidade de seu pet. Justamente por essa indefinição no começo do relacionamento é que pode haver complicações e até mesmo desistências.
Até o primeiro ano de vida, o gato está em pleno desenvolvimento e a sua personalidade ainda está sendo moldada enquanto um gato mais idoso já possui uma personalidade formada, o que facilita e muito o relacionamento com o seu dono.

2. Felinos mais velhos são mais calmos e destroem menos

Diferentemente dos gatos filhotes que são bastante ativos e curiosos, os felinos mais adultos costumam possuir um comportamento mais calmo. Embora sejam mais maduros, em qualquer idade os felinos apreciam uma boa brincadeira.

3. Gatos mais velhos costumam ser treinados

Justamente pelo tempo que possuem de vida, os gatos mais velhos já compreendem alguns hábitos como não arranhar o sofá, afiar as garras em determinados objetos e como utilizar a caixa sanitária.

4. Felinos idosos apreciam uma boa soneca

Já se sabe que existem algumas particularidades sobre o sono dos gatos, mas existe uma em especial sobre os felinos mais velhos: eles adoram tirar uma soneca. Por não serem mais tão ativos quanto so animais filhotes, os gatos idosos costumam apreciar dormir,  relaxar ou curtir o carinho de seu dono.

5. Gatos mais maduros vivem bastante tempo

Um humano não pode ter preocupação de adotar um gato mais idoso com receio de seu felino não desfrute de um relacionamento muito longo com seu dono. De acordo com um levantamento feito ela Associação Americana de Felinos ( AAFP, na sigla em inglês), gatos podem ser considerados seniores a partir de 11 a 14 anos e idosos quando passam dos 15 anos. Portanto, felinos maduros vivem bastante.

6. Alguns cuidados de saúde podem ser reduzidos

É natural que animais mais velhos necessitem de visitas constantes ao veterinário para acompanhar o seu estado de saúde, uma vez que o metabolismo do animal se torna diferenciado. No entanto, um gato idoso não necessitará seguir toda a tabela de vacinas de um filhote e, em muitos casos, já está castrado e vermifugado antes de ser adotado.

7. Você pode salvar uma vida

Normalmente os animais mais idosos são os que sofrem maiores índices de rejeição entre os humanos. Isso acontece porque a maior parte dos donos prefere optar por um filhote e investir em todo seu processo de desenvolvimento a adotar um animal mais velho que já possua personalidade formada.
Certamente o dono que adotar um animal idoso será recompensado com um animal de personalidade que se enquadre com sua rotina, além de ter a gratidão eterna do pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário