terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Características genéticas felinas

Características genéticas felinas

O gato apresenta 38 cromossomos e são conhecidas cerca de 200 patologias associadas, muitas delas comuns aos seres humanos. O projeto "Genoma do Gato" do Laboratory of Genomic Diversity, pretende descobrir seu genoma.

Existe uma crença de que os gatos brancos de olhos de cada cor, característica conhecida por heterocromia, cujos portadores são denominados gatos de olhos ímpar.Isto está certo em parte, já que há uma maior probabilidade de gatos com essas características serem também surdos, mas este fato não é determinante.


Gata com heterocromia, anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor.

A cor branca dos gatos se deve à ausência de melanina em sua pele e pelos. Há quatro modos de um gato ser da coloração branca "sólida": ser homozigótico para o alelo K (albino de olhos azuis) ser homozigótico para o alelo C que é (albino de olhos vermelhos); ser homozigótico para o alelo S ( mancha branca); ou possuir o alelo W (do gene branco predominante) no seu cariótipo.
O gene da surdez é o próprio dos gatos brancos, chama-se alelo W, e é o causador da coloração branca e da surdez aos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só o são os que representam o tal gene. O gene W faz com que o gato seja branco, ainda que seus genes digam que ele é um gato escuro, este gene tem a peculiaridade de "mascarar" o resto das colorações para faze-los brancos. Além disso, estes gatos só tem os olhos azuis ou verdes. Outra características genética é o fato de, em alguns animais, os dentes caninos da mandíbula inferior serem proeminentes, semelhantemente ao observado nos fósseis do tigre-dentes-de-sabre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário